quarta-feira, julho 28, 2021
spot_img
InícioHistória da AdvocaciaDr. João Leitão de Abreu

Dr. João Leitão de Abreu

A Associação Brasileira de Advogados registra como um grande jurista brasileiro o nome do advogado João Leitão de Abreu.
João Leitão de Abreu Nasceu na cidade de Cachoeira do Sul – RS, em 6 de julho de 1913 e faleceu em Brasília, no dia 13 de novembro de 1992.
Foi advogado militante, conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Estado do Rio Grande do Sul e membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul.
Fez parte da Comissão nomeada pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul para adequar a Constituição do estado à Constituição Federal de de 1967.

Exerceu inúmeros cargos relevantes, como, por exemplo, Chefe de Gabinete do Ministério da Justiça e o de ministro-chefe da Casa Civil da presidência da República, na época do regime militar.

Em 1974 foi nomeado ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Raphael de Barros Monteiro e no mesmo ano foi eleito por seus pares para atuar como ministro do Tribunal Superior Eleitoral. Foi vice-presidente e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (1977 a 1978) e vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (1981), ano em que se aposentou, a pedido. Foi um dos juristas mais respeitados do nosso País. A partir de 1981, dedicou-se integralmente à advocacia, em Brasília, e à emissão de pareceres.

Faleceu em Brasília, em 13 de novembro de 1992, sendo sepultado no Cemitério Campo da Esperança. Sua memória foi reverenciada em sessão do STF, no dia 1.º de dezembro de 1993, saudado pelo ministro Neri da Silveira, do STF, pelo procurador-geral da República, Aristides Junqueira e pelo advogado Guaraci da Silva Freitas, conselheiro federal da OAB.

- Advertisment -

Mais vistos