sábado, junho 12, 2021
spot_img
InícioHistória da AdvocaciaDr. Antônio Cláudio Mariz de Oliveira

Dr. Antônio Cláudio Mariz de Oliveira

A Associação Brasileira de Advogados – ABA, reconhece o nome do advogado Dr. Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, como um dos mais importantes advogados do Brasil.
Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Antônio Cláudio Mariz de Oliveira é advogado criminal há cinco décadas e já foi tesoureiro e secretário da Associação dos Advogados de São Paulo, onde também atuou como presidente nos biênios de 1983 a 1984 e, nos dois anos seguintes, como vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados. Oliveira também foi conselheiro e presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo (OAB/SP), nos biênios de 1987 a 1990.

Presidiu a Comissão de Exame de Ordem da OAB/SP, foi membro da banca examinadora do 171º Congresso de Magistratura e já recebeu a Comenda da Ordem do Trabalho. Oliveira também atuou como conselheiro do Instituto dos Advogados de São Paulo e diretor do curso de estágio profissional da Faculdade de Direito da PUC/SP. Juntamente com dois autores – Sérgio Eduardo Mendonça de Alvarenga e Guilherme de Souza Nucci – atualizou a obra “Tratado de Direito Penal” do Professor Frederico Marques. Autor de vários trabalhos e artigos jurídicos e de conferência e palestras, Oliveira também escreveu o livro “Embargos do Devedor”. Ex-membro do Conselho Penitenciário, membro da Anistia Internacional e do Movimento em Defesa da Cidadania e da Pátria (MDCP), Oliveira exerceu o cargo de secretário da Justiça do Estado de São Paulo, de janeiro a março de 1990 e atuou como secretário da Segurança Pública de 22 de março de 1990 a 16 de março de 1991, tendo como secretário-adjunto Octávio Augusto Pereira Queiroz Filho (28/03/1990 a 16/03/1991). Trata-se, sem dúvida nenhuma, como um dos mais importantes advogados criminalistas brasileiros.
Na foto, o Dr. Antônio Cláudio Mariz de Oliveira, advogado com escritório situado na cidade de São Paulo, nos dias de hoje.

- Advertisment -

Mais vistos